CURSO

Construção  de uma estrutura geodésica para casa ou chalé.
Ficamos um tempo sem cursos pois alguns projetos que estavam na gaveta acabaram saindo dela e novos domos estão “pipocando” Brasil a fora.

A boa nova é que em Novembro faremos um curso num novo lugar também muito especial por sua geografia e atributos de natureza singular que só vão enriquecer nossa vivência. Durante o curso faremos um chalé de 7 metros de diâmetro com estrutura parecida com o da foto da divulgação. A diferença é que o domo da foto foi feito utilizando a tecnologia Cone e faremos em nosso curso um domo com tecnologia GoodKarma, explicaremos a diferença no curso.
O curso é 70% prático e o restante teórico com palestra, vídeos e projeção.

Onde abordaremos:

Construção da Estrutura

fb_img_2697

  • Introdução a geometria

  • Geometria sagrada

  • História do domo geodésico

  • Diferentes tipos de domos e suas frequências

  • Cálculos com software disponível

  • Segurança no trabalho

  • Equipamento necessário

  • Organização da oficina

  • Corte dos ângulos e organização produtiva dos componentes.

  • Montagem dos triângulos

  • Estruturação e montagem do domo

    O local onde acontecerá o curso também é um local de retiros e cercado de riachos e poços para banhos de lavar a alma, a natureza é incrível no local.

    Casa Coletiva  é feita com materiais locais e de demolição, com fogão a lenha e aquecedor solar para banhos.

    As instalações são rústicas porém muito aconchegantes e confortáveis.

    Não há luz elétrica no local e não há sinal de internet, celular funciona em pontos específicos.
    Geradores serão usados para máquinas e ferramentas no curso.

    O QUE LEVAR :

    Roupas leves para o calor do dia e roupas quentes para o friozinho da noite, roupa de cama, toalha, produtos de higiene de uso pessoal, chinelos, calçados confortáveis para trilhas, roupas de banho para mergulhar nos poços naturais de águas límpidas, lanterna, também muita disposição para fazer aprendendo e espírito colaborativo para ajudar no tempo de aprendizado de cada um.

  • Para deixar nosso curso ainda mais interessante teremos uma palestra sobre reeducação alimentar, graciosamente oferecida por quem entende do assunto.

    Zaida Siqueira. Confira seu currículo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Juquitiba – SP

Em Juquitiba  reunimos um grupo super conectado e a energia dessa gente construiu um domo V2 no Solar da Mímica, um espaço para eventos cênicos que vale a pena conhecer. Um grupo de pessoas vindas de vários estados fizeram do curso um momento de muita troca e alegria. Valeu pessoal!

 

 

 

A Geodésica ficou ótima e agora está se transformando em mais um espaço para eventos cênicos no Solar da Mímica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curitiba – SC

Curitiba já tem um domo construído por nosso aluno Felipe Coelho que retornando a sua cidade juntou um grupo de amigos  e passou adiante o que aprendeu, esse é o espírito… O chalé ficou perfeito!

 

 

 

 

 

 

 

Vitória – ES

Em Vitória no Espírito Santo, nosso aluno Pedro Zoca realizou seu objetivo nos enchendo de satisfação na Domos Cantareira. Uma linda construção geodésica no topo da montanha agora é parte do cenário e vai abrigar um belíssimo refúgio de nosso aluno empreendedor.

 

 

 

 

 

Brasília.
O curso  em Brasília também teve algumas características bem especiais.

Fizemos um domo de 10 metros d4b2b8ea5-ab12-492f-9d11-ffda72b8b285e diâmetro sobre parede de adobe orgânico, são tijolos feitos com barro e capim muito usados em construções centenárias. Será a sede de uma Ecovila e isso está nos deixando ainda mais empolgados em começar.

Deixaremos 80% dos cortes e triângulos prontos, ficando apenas o suficiente para os alunos aprenderem a técnica. Então partimos para a montagem do domo.
Com as paredes de tijolo adobe  com 2 metros de altura iniciamos a montagem sobre as paredes.
O resultado final foi mais uma geodésica muito bem estruturada e pronta para receber a cobertura de telhas Shingle.

 

 

 

 

 

 

Na Ilha Grande – RJ
O Curso na Ilha Grande  além do aprendizado  e convivência foi muito prazeroso por algumas novidades interessantes que o local proporcionou.

ilhagrande5

Aprender a construir estruturas geodésicas é sempre algo muito agradável e nossos chamados sempre atraem pessoas sensacionais com espírito de colaboração e amizade. Na ilha Grande os alunos vão saber ainda um pouco sobre flutuadores marinhos com nossos parceiros da Ecopipe Marine e nos momentos vagos vão poder fazer apneia e mergulho logo ao lado do “canteiro de obras” e se deslumbrar com a incrível fauna e flora marinha do local.

ilhagrande6

d2a51ede-e6d1-439f-ba86-a0c53541c93d

b8edf377-6e34-49bd-801d-175581c46290

Na Ilha Grande as condições meteorológicas foram um desafio a parte, com chuvas e marés aprendemos também a fazer um pouco de “malabarismo” com triângulos, oque deixou o curso ainda mais interessante.

A equipe rapidamente se entrosou e a produtividade foi ótima, pessoas muito legais e dispostas sempre se ajudando de forma muito harmônica.

O resultado foi uma estrutura muito bem construída e muito resistente.

Desenvolver estruturas geodésicas através dos cursos na Domos Cantareira tem ajudado muitas pessoas a realizar o desejo de construir casas e chalés Brasil a fora. Essas estruturas, além do apelo de sustentabilidade, redução ao máximo de resíduos durante a construção, são sensorialmente mais agradáveis de habitar e tem excelente acústica, sem falar das propriedades estudadas quanto a geometria sagrada.

São mais econômicas que construções convencionais em alvenaria e ainda mais econômicas se tornam quando a pessoa, grupos de amigos ou parceiros, aprendem a tecnologia e se juntam na execução da obra.
Aprender a fazer um domo geodésico  é um aprendizado que vai ficar para toda sua vida.

Geodesica Cantareira

fb_img_2686 fb_img_2692 fb_img_2760

curso_2016

curso_julho17

curso_junho2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *